Dicas e Truques Sobre Como Motivar Uma Equipe

Você Comete Este Erro
Ao Tentar Motivar Uma Equipe?

Muitos líderes, supervisores e gestores, muitas vezes, passam anos na companhia de seus funcionários e, cansados de não terem os resultados esperados de seus esforços e suas metas, formulam opiniões erradas sobre os membros da sua equipe.

Uma das opiniões mais famosas que chefes têm sobre seus subordinados é:

“Essa equipe só tem preguiçosos.”

Mas a verdade é que a palavra tem muito poder, e é fato que o papel do líder é, além de dar ordens específicas e estabelecer metas e prazos, nutrir uma identidade em sua equipe.

Como você tem se posicionado com relação à identidade dos seus liderados e da sua equipe?

Você tem dito que sua equipe
tem pessoas “preguiçosas”?

Se sua equipe, em algum momento, ouve de seus superiores a avaliação e o diagnóstico de que ela tem membros “preguiçosos”, não se espante se ela realmente começar a dar mais vazão a essa identidade.

O que você diz é avaliado por eles. A pressuposição implícita dos liderados de uma equipe é a de que seus líderes, bem ou mal, sabem do que estão falando.

Portanto, se você costuma criar idéias e opiniões dessa extirpe, saiba que o problema não está na equipe, mas em como você tem tentado motivá-la.

Crie uma identidade positiva.

Declare e reconheça, com mais frequência, que seus membros são “motivados”, “inovadores”, que têm “garra” para superar os prazos e metas dos projetos. E principalmente: aponte os motivos pelos quais você pode reconhecer essa identidade neles.

Exemplo:

“Eu gosto de estar nessa equipe porque cada participante tem muita garra. Por exemplo, o Ronaldo ontem, se superou. Parabéns, cara, por ter ficado até mais tarde tentando fechar aquele negócio. Nós infelizmente não conseguimos fechar ainda, mas eu quero que você, e cada pessoa aqui saiba, o quanto nós valorizamos essa atitude que você teve. Não só nós, mas o mercado como um todo. Vocês todos são grandes feras, e nós vamos conquistar esse contrato. Eu sei disso, e confio nessa persistência de vocês. Estou orgulhoso de liderar esse time.”

Quando você fizer uma comunicação desse tipo…

Note como o seu corpo reage, emocionalmente.

Se você encontrar motivos razoáveis e reais para acreditar na identidade que quer reconhecer e nutrir em sua equipe, suas palavras serão mais autênticas, e a equipe, como um todo, tenderá a acreditar e aceitar a identidade, reproduzindo os mesmos padrões de comportamento espontaneamente, no futuro.

Isso vai lhe permitir não cometer a gafe de liderança mais corriqueira que existe, e realmente se destacar também em sua busca por se desenvolver como um líder diferente, mais eficaz e motivador.

Os efeitos dessa simples “correção” no seu estilo de liderança pode fazer milagres de performance e sucesso para a sua equipe – e certamente, você colherá os resultados positivos dessa estratégia que não dá trabalho nenhum.

Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Então nós queremos lhe recomendar o único livro que você precisa ler para realmente multiplicar o seu próprio talento como um verdadeiro gestor de equipes.

Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Então baixe agora, gratuitamente, nosso guia onde compartilhamos muita de nossa experiência com clientes: Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis.


Este artigo foi uma cortesia do Instituto Oceana de Desenvolvimento Humano, dirigido pelo Coach de Equipes Rodrigo Santiago. Com mais de 1000 horas de experiência atendendo individualmente, Rodrigo é especialista em levar pessoas a conquistarem o domínio sobre suas próprias emoções, com maior foco e motivação em situações complicadas e desafiadoras. É membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) – uma organização presente em mais de 40 países. Baixe aqui o nosso guia Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis..