Dicas e Truques Sobre Como Motivar Uma Equipe

Como Multiplicar Por Quatro O Ânimo de Uma Equipe | Como Motivar Uma Equipe

Na era da tecnologia e conhecimento, trabalhar em equipe sempre será algo muito importante e requisitado dentro das organizações para aumentar a eficiência e qualidade dos projetos.

Hoje vemos o tempo todo o quanto a cooperação entre pessoas aumenta a eficiência e multiplica a escala de valor oferecida por uma iniciativa empresarial. Estamos até mesmo cunhando novos termos para esquemas de trabalho nunca antes vistos – o crowdfunding, por exemplo, é um princípio que proporciona a colaboração de até milhões de pessoas em torno de um objetivo comum.

Na união de qualquer equipe reside muito mais poder para que a empresa alcance suas metas, da melhor forma possível, e para que os colaboradores alcancem…

O crescimento profissional e pessoal
que qualquer pessoa deseja.

Para que esse trabalho possa ser bem feito, o líder precisa motivar a sua equipe. E existem fatores que podem dobrar (ou até multiplicar por muito mais) o ânimo e a produtividade de uma equipe.

A cada vez que você aplicar um destes princípios, tenha em mente que a implantação e permanência deles, independentemente da sua presença futura, é que farão a verdadeira diferença multiplicadora nos resultados.

Existem algumas categorias de recursos que lhe proporcionarão uma base para que você possa instaurar o que precisa em seu ambiente, para que fique mais produtivo. Você precisará:

  1. Da implantação de técnicas e conceitos mais modernos de gestão
  2. Da divisão de tarefas de acordo com o conhecimento e a habilidade de cada integrante da equipe;
  3. Do uso das novas tecnologias disponíveis no mercado, para que o rendimento da equipe seja o melhor possível.

Duas coisas que dobram
a produtividade de sua equipe:

O papel do gestor ou líder moderno não é o de “chefe” no termo usual, que manda, humilha, exige e torna o ambiente de trabalho pesado e insuportável.

O objetivo desse profissional é o de contribuir, de maneira positiva, providenciando mecânicas e protocolos para o trabalho do grupo, auxiliando e direcionando projetos, de forma clara e objetiva.

O líder/gestor também pode contribuir para motivar e estimular a sua equipe com algumas atitudes, como:

1. Providenciar um ambiente auto-regulado

Se você, como líder, perceber que há algo de errado com alguém ou que existem dificuldades na tarefa designada, tente ajudar e crie mecanismos para que isto não aconteça no futuro com outros integrantes.

Essa ajuda pode ser através de palavras positivas, de procurar um material específico que possa desenvolver e servir ao colaborador como fontes de consulta ou até mesmo com uma explicação sua sobre o assunto.

Esse é o principal papel de um bom líder: incentivar seus colaboradores, providenciar um ambiente que se auto-regule e possa ajudá-los nos momentos de maior dificuldade.

Podemos dizer que esta auto-regulagem, ou este protocolo de auto-gerência, tem a capacidade de ativamente aumentar a qualidade dos resultados gerados. Ele é passivo, no sentido de que uma vez instituído, o protocolo age independentemente da ação dos gestores.

Assim tanto a empresa como o profissional saem beneficiados.

2. Dividir os problemas até simplificá-los

Se aparecer algum problema não previsto durante um trabalho ou um projeto da empresa, o líder pode se reunir com a equipe e explicar o que está acontecendo, dividindo-o em partes menores para que sejam mais gerenciáveis, combatíveis ou mitigáveis.

Assim, ele interage melhor com os profissionais e talvez um deles até apresente uma solução efetiva e interessante para resolver de vez a situação.

Quando várias pessoas pensam juntas, é muito mais fácil encontrar soluções para os empecilhos que aparecem ao longo do caminho.

O que o líder/gestor precisa ter em mente é que, para motivar a sua equipe e estimular o seu trabalho, é ideal que todos os esforços estejam focados em torno de uma meta.

Afinal, nada melhor que traçar objetivos e cumprí-los juntamente com uma equipe estimulada e bem direcionada.

Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Então nós queremos lhe recomendar o único livro que você precisa ler para realmente multiplicar o seu próprio talento como um verdadeiro gestor de equipes.

Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Então baixe agora, gratuitamente, nosso guia onde compartilhamos muita de nossa experiência com clientes: Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis.


Este artigo foi uma cortesia do Instituto Oceana de Desenvolvimento Humano, dirigido pelo Coach de Equipes Rodrigo Santiago. Com mais de 1000 horas de experiência atendendo individualmente, Rodrigo é especialista em levar pessoas a conquistarem o domínio sobre suas próprias emoções, com maior foco e motivação em situações complicadas e desafiadoras. É membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) – uma organização presente em mais de 40 países. Baixe aqui o nosso guia Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis..