Dicas e Truques Sobre Como Motivar Uma Equipe

Como Motivar Uma Equipe do Jeito Mais Controverso

Screen Shot 2014-06-11 at 3.24.32 AMHaverá momentos em que, não importa o que você faça…

Você se sacrifica como líder…

Você procura entender…

Você se descabela e se estressa…

E algumas pessoas simplesmente não estarão motivadas o suficiente.

Ainda assim, muitas pessoas pensam:

“Não posso perder este membro do time!”

Se você vive um caso como este, entenda:

1. Ele não é um membro

2. Você ainda não tem um time

3. Você já o perdeu, enquanto utiliza sua estratégia atual para motivá-lo

O time é um grupo coeso, onde cada um trabalha pelo bem de todos.

Um membro só é um membro quando realmente participa.

Se não participa, ele está ocupando recursos importantes da empresa ou instituição. Outra pessoa poderia estar no lugar dele.

Isso parece duro e contra todos os conselhos do tipo “seja legal com seu time”. Mas não é duro de verdade. Você vai entender em seguida.

Se você tem algum membro que não quer participar ativamente das metas, uma das melhores maneiras que conheço para motivá-lo é dar-lhe a liberdade de ir embora da equipe.

“Como assim? Tenho que despedi-lo?”

Não! Não é disso que estou falando.

Dar-lhe a liberdade de sair é:

1 – Reconhecer que ele está insatisfeito.

Converse em particular com este membro. Seja sincero com ele, e se ele lhe revelar que não está satisfeito, diga-lhe que lamenta que você e a instituição não tenham sido capazes de fornecer a ele as condições necessárias para que ele esteja completamente feliz e motivado.

2 – Não faça julgamentos!

Evite dizer que ele deve fazer isso ou aquilo. Elimine do seu repertório a frase “você está errado”. Nada magoa ou desmotiva mais do que isso, provavelmente. Existem outras formas de dar feedback motivador, e essa, na maioria dos casos não é uma delas.

Lembra da última vez que alguém lhe disse que você estava “errado” em algum assunto que você se achava certo e você ficou *fulo da vida*? Então, você não vai querer que ele se sinta assim,  não é?

3 – Encoraje-o a encontrar uma alternativa por si próprio

Mostre que você está do lado dele, caso realmente descubra que esta pessoa não está satisfeita com a empresa. Diga que a posição dele não está ameaçada de maneira nenhuma. Mas que precisa que ele avise com antecedência quando encontrar uma alternativa melhor.

Isso provavelmente vai deixá-lo livre para se sentir menos pressionado.

Qual é a consequência destes três atos?

a) Ele vai reconhecer que você se responsabiliza pelo bem estar dele, e realmente tem a intenção de ajudá-lo
b) Ele não vai ser emocionalmente ferido
c) Ele vai sentir que você se importa com a vida dele, e não apenas com “o que a empresa necessita”.

Por último, existe um quarto passo que você vai querer usar:

4 – Encoraje-o a dar o seu melhor enquanto ele não encontra a nova alternativa.

Há uma arte em fazer isso da maneira correta, e eu terei o maior prazer em lhe ensinar pessoalmente esta técnica. Faça isso da maneira errada, e arrisque perder a confiança deste colaborador.

Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Então baixe agora, gratuitamente, nosso guia onde compartilhamos muita de nossa experiência com clientes: Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis.


Este artigo foi uma cortesia do Instituto Oceana de Desenvolvimento Humano, dirigido pelo Coach de Equipes Rodrigo Santiago. Com mais de 1000 horas de experiência atendendo individualmente, Rodrigo é especialista em levar pessoas a conquistarem o domínio sobre suas próprias emoções, com maior foco e motivação em situações complicadas e desafiadoras. É membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) – uma organização presente em mais de 40 países. Baixe aqui o nosso guia Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis..