Dicas e Truques Sobre Como Motivar Uma Equipe

Como Motivar Uma Equipe a Destruir Sua Empresa…

PLACA-FECHADO-2Ontem, uma nova cliente chegou desesperada em nossa sessão porque uma de suas funcionárias havia prometido processar a empresa.

Subitamente, uma entidade com 40 empregados estava ameaçada de fechar as portas.

Qual foi o pecado dessa empresária? O que a fez levar a empresa a esse ponto?

Boas intenções + Péssimas estratégias de motivação.

Esta cliente tentou se responsabilizar pela comida no prato dos filhos desta colaboradora. E de todos os outros.

Como assim, Rodrigo?

O “grande coração” dessa empresária fez com que ela sempre passasse por cima das políticas da empresa para ajudar um pouco mais a todas as suas colaboradoras.

Esta funcionária, em particular, sempre pedia um “adiantamento”, e justificava seu pedido dizendo que precisava ir ao supermercado comprar comida para seus filhos.

Brasil… Drama… Fome…

Mas ei! Estamos falando de uma funcionária cujo salário era R$3.000… Como assim “preciso de dinheiro para ir ao supermercado”?!

Esta moça estava pedindo os mesmos adiantamentos há 6 meses. Sempre sob a mesma desculpa: preciso colocar comida no prato dos meus filhos.

O que um bom líder faz?

A maioria diria: o bom líder ajuda. Faz uma concessão. Dá o adiantamento, se puder.

Mas a verdade nua e crua é que adiantar por meses só ensinou esta funcionária que ela agora podia pedir sempre que quisesse, tudo que desejasse. Bastava apelar para odrama da comida no prato dos meus filhos.

A moça apertou o botão certo da minha cliente. O da culpa por ter uma situação financeira mais favorável. O desejo de ser generosa. O ímpeto de ajudar pessoas em dificuldade.

Com R$3.000 de salário por mês, qualquer um pode cobrir o essencial em termos de supermercado em casa. #fato.

O que esta moça estava fazendo com seu salário, então?

Certamente, estava comprando outras coisas que não eram comida… Antes de comprar a comida.

Querido leitor e líder… Vamos supor que esta moça comprasse comida antes dos outros itens. Vestuário, maquiagem, cerveja, sei lá.

Se ela estivesse com o supermercado pago e pedisse à sua chefe para adiantar o salário porque precisava pagar o parcelamento de sua TV de tela plana… Você acha que o adiantamento sairia? Acha sequer que ela teria coragem de pedir adiantamentos porque quer pagar prestação de TV?

Com certeza, não.

Temos aqui um caso curioso. Com uma excelente intenção, esta líder motivou sua funcionária a desenvolver um comportamento abusivo dentro da empresa. E, agora, de favor em favor, a funcionária distorceu os fatos, se irritou e está ao lado de um advogado, pronta para mover sua ação trabalhista.

Minha pergunta é: até quando haverão líderes que pensam que ajudar colaboradores significa tirar deles a responsabilidade de responder pela gerência de seus próprios recursos?

O dever da empresa é para com o pagamento do salário de um funcionário, não com o que eles fazem com este salário. Fazer concessões para uma pessoa significa ter que fazer concessões para todos.

O comportamento desta dona de empresa, ao abrir pequenas concessões aqui e ali, agora colocou em risco a comida no prato de 40 famílias.

Se uma colaboradora move uma ação, todas as outras podem fazer o mesmo… Porque é um costume dessa empresária fazer estespequenos e inocentes favores.

Você conseguiria dormir com um problema desse tamanho?

Se há uma lição importante nesta história toda é: generosidade é pagar os salários em dia e levar os colaboradores a se responsabilizarem pelas suas próprias contas. Pequenas concessões são permitidas, mas nada que dê ao funcionário a idéia de que “é assim que as coisas funcionam”.

Espero que, de alguma forma, isso não aconteça dentro do seu time. Aqui está um bom exemplo do que não fazer para motivar sua equipe.

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Este artigo foi uma cortesia do Instituto Oceana de Desenvolvimento Humano, dirigido pelo Coach de Equipes Rodrigo Santiago. Com mais de 1000 horas de experiência atendendo individualmente, Rodrigo é especialista em levar pessoas a conquistarem o domínio sobre suas próprias emoções, com maior foco e motivação em situações complicadas e desafiadoras. É membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) – uma organização presente em mais de 40 países. Baixe aqui o nosso guia Como Motivar Uma Equipe: 7 Passos Absolutamente Indispensáveis..